O 1º dia após o fim da edição de 2024 do Campeonato Brasileiro foi de grandes decisões anunciadas no Grêmio. Após os anúncios oficiais das saídas do técnico Renato Portaluppi e do vice-presidente de futebol, Antônio Brum, o clube trabalha internamente por anunciar os substitutos já nos próximos dias.
Entretanto, o clube ainda pode anunciar novas saídas em sua estrutura de trabalho. Uma destas possibilidades está no preparador de goleiros, Mauri Lima, que não tem permanência garantida no clube para a próxima temporada. O profissional, que chegou ao clube em janeiro de 2020 para substituir Rogerio Godoy, pode deixar o tricolor.
Grêmio mapeia o mercado em busca de alternativas para 2025
Outro cargo que pode ter um novo profissional no ano que vem é o de preparador físico. Mario Pereira, ex-auxiliar da preparação física e que foi promovido após a saída de Reverson Pimentel para o Corinthians, pode voltar para a função de auxiliar. A grande tendência é que o novo técnico gremista possua, em sua comissão técnica, um preparador físico.
Em entrevista coletiva após a derrota de 3×0 para o Corinthians, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, declarou que, caso a saída de Renato fosse de fato efetivada, um novo profissional seria anunciada a curto prazo, até o fim desta semana. Este é o grande objetivo do clube: Iniciar o planejamento de 2025 o mais rápido possível.
Dentre os técnicos mais cogitados estão Tite, o argentino Hernán Crespo e o português Pedro Caixinha. Todos estão livres no mercado e já receberam contatos de intermediários para saber a viabilidade de apresentar uma proposta. Oficialmente, o clube não declara ter um alvo prioritário definido neste momento.
Por enquanto, a maior parte dos funcionários está em período de férias e a reapresentação está marcada para o dia 8 de janeiro de 2025.