O Grêmio está trabalhando com a possibilidade de não conseguir disputar mais jogos na Arena durante esta temporada, devido aos danos causados pelas enchentes. O estádio continua tomado pelas águas, e embora o gramado já esteja visível, a parte interna da Arena permanece bastante alagada, impossibilitando uma avaliação completa dos danos.
Veja também: Entenda por que o jogo do Grêmio contra o Botafogo ainda não está confirmado para o Alfredo Jaconi
Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (24), no CT Joaquim Grava, do Corinthians, o presidente Alberto Guerra falou sobre a situação.
“Nós não conseguimos entrar ainda no estádio. Apesar de o gramado ter aparecido agora, em algumas filmagens, no túnel (de acesso ao gramado e vestiários) ainda está muito alagado e a gente não conseguiu ter a extensão do problema. Então, conversando com especialistas, a gente faz essa previsão otimista (de 90 dias para voltar à Arena), mas estamos considerando a possibilidade de talvez este ano não poder jogar lá”, disse Guerra.
A previsão otimista, citada por Guerra, indica que o Grêmio pode retomar os jogos na Arena em até três meses, em meados de setembro. No entanto, existe a possibilidade real de que o clube não consiga voltar ao estádio ainda em 2024.
Retorno do Grêmio ao CT Luiz Carvalho
O retorno às atividades no CT Luiz Carvalho tem uma previsão um pouco mais otimista, segundo o presidente Alberto Guerra. Ele informou que o gramado do centro de treinamento mostrou sinais de recuperação após alguns dias de sol em Porto Alegre.
Veja também: Rebaixado na Itália, Matheus Henrique, ex-Grêmio, interessa a três clubes brasileiros
O Grêmio trabalha com duas projeções: se a grama não foi totalmente danificada pelas enchentes, o CT pode ser reativado em até 60 dias. No entanto, se a grama estiver completamente morta, o prazo para recuperação pode variar entre 90 e 120 dias (três a quatro meses).
Atualmente, sem poder utilizar a Arena e o CT Luiz Carvalho, o Grêmio continua treinando no CT Joaquim Grava, do Corinthians, em São Paulo. Os jogos, por enquanto, serão disputados no estádio Couto Pereira, casa do Coritiba.