O Grêmio venceu o Criciúma, fora de casa, pelo placar de 1×0. O resultado positivo colocou o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi mais distante da zona de rebaixamento e pronto para estabelecer um novo objetivo na temporada: Garantir uma vaga na Copa Libertadores da América de 2025.
Veja também: Grêmio recusa oferta de gigante europeu por Jardiel; clube exige quantia maior
Com o resultado, o tricolor chegou aos 80% de aproveitamento no returno do Brasileirão, campanha pior apenas que a do Fortaleza, atual líder e que venceu todos os jogos desde a 20ª rodada. E a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), atualizou seus cálculos para os principais objetivos dos times no Brasileirão.
As probabilidades do Grêmio no Campeonato Brasileiro
Título: Mesmo ainda matematicamente possível, a possibilidade do Grêmio ser campeão brasileiro nesta temporada é mínima. De acordo com os cálculos, a chance é de 0,014% do tricolor terminar a competição como 1º colocado. Neste momento, o Fortaleza é o grande favorito com 52,4% de levantar a taça do Brasileirão.
G-6 (Vaga para a Libertadores de 2025): Para terminar o Brasileirão entre os 6 primeiros colocados, as chances do tricolor ainda são relativamente pequenas. O time tem, neste momento, 5.3% de probabilidade de atingir este objetivo.
Briga contra o rebaixamento: Por conta dos resultados recentes, o Grêmio melhorou sua posição na tabela e com isso, diminuiu as chances de rebaixamento para a 2ª divisão. Atualmente, a matemática aponta uma probabilidade de 10,4%.
Vale lembrar que o Grêmio ainda tem dois jogos a realizar neste Brasileirão. O tricolor teve os duelos contra Criciúma (em casa) e Atlético-MG (fora de casa) adiados por conta das enchentes e a dificuldade de logística. Estes jogos ainda não possuem data definida pela CBF.