As recentes reclamações de dirigentes do Internacional e do técnico Roger Machado sobre a arbitragem, apontando um suposto favorecimento ao Grêmio, surtiram efeito. No entendimento do diretor de futebol do Tricolor, Guto Peixoto, a equipe foi prejudicada no jogo deste sábado contra o Ypiranga.
Para o dirigente, a expulsão de João Lucas foi injusta e o clube não ficará em silêncio diante da postura do rival.
“Hoje ficou evidente que o condicionamento (feito pelo Inter) funcionou […] Um lance que não era nem para cartão amarelo e ele (o lateral João Lucas) acabou sendo expulso. Nós não podemos mais ficar quietos. Achamos que poderíamos, em 2025, passar por cima desse tema”, afirmou Guto Peixoto.
O lance em questão ocorreu ainda no primeiro tempo, quando João Lucas, atingido por baixo pelo adversário, perdeu o controle e atingiu o rosto de outro jogador do Ypiranga com o braço. Em um primeiro momento, o árbitro Francisco Soares Dias aplicou o cartão amarelo, mas, após ser chamado ao VAR por Allan Ricardo Freitas da Rosa Azevedo, responsável pela Arbitragem de Vídeo na partida, trocou o amarelo pelo vermelho.
Arbitragem brasileira é uma piada.
O VAR chamar e o árbitro expulsar o jogador do Grêmio, João Lucas, por esse lance é o cúmulo do absurdo.
📽️: Premiere pic.twitter.com/NAmDvqP47s
— LIBERTA DEPRE (@liberta___depre) February 15, 2025
Guto Peixoto sugere arbitragem de fora em caso de Gre-Nal na final do Gauchão
Guto Peixoto sugeriu, para uma possível final do Campeonato Gaúcho, a utilização de arbitragem de fora do estado, já que, segundo ele, o Internacional manifesta repetidamente que não deseja ver determinados árbitros apitando seus jogos.
“Se o objetivo do nosso adversário não for diferente do nosso, acho que eles não vão se opor a uma arbitragem de fora do estado. Como eles (Federação Gaúcha de Futebol) vão montar o VAR se a cada entrevista do lado de lá (Inter) eles descartam dois nomes (de árbitros)?”, Questionou o dirigente.
O Grêmio enfrentará o Juventude nas semifinais, com o primeiro jogo na Arena e o segundo no estádio Alfredo Jaconi. Já o Internacional enfrentará o Caxias, com a partida de ida no estádio Centenário e a volta no Beira-Rio.