Após o cântico “chora macaco imundo” ser entoado por torcedores gremistas no Beira-Rio antes do Gre-Nal desta quarta-feira, vencido pelo Inter pelo placar de 1×0, o Grêmio soltou uma nota oficial repudiando completamente atos racistas dentro e fora do futebol.
O cântico já é antigo e não vem sendo entoado com a mesma frequência nos jogos do Grêmio nos últimos anos. A cena de ontem viralizou e foi criticada por jornalistas e torcedores até de outros clubes.
“O Grêmio é um clube de todos, e temos muito orgulho disso. No nosso sangue e na nossa história estão as marcas dos povos do mundo todo. Manifestamos total repúdio a qualquer manifestação de cunho racista ou preconceituoso. Temos certeza de que a absoluta maioria da torcida gremista e dos cidadãos gaúchos também repudiam atos dessa natureza”, disse o Grêmio.
Na continuidade da nota, o clube reafirmou que, internamente, trabalha de forma árdua em ações práticas para combater o racismo:
“A busca por combater ações discriminatórias é diária dentro do Grêmio, com uma série de ações práticas nesse sentido, e essa postura permanecerá para que episódios de preconceito de qualquer ordem não sejam mais vistos dentro de um estádio de futebol e na sociedade”, escreveu o clube em nota oficial nesta quinta-feira”.
Grêmio e Inter têm boas chances de cruzarem logo na semifinal do Gauchão, que fará a sua última rodada da primeira fase neste sábado.