O término da temporada de jogos do Grêmio virá repleto de novidades em relação ao elenco de jogadores, principalmente no que diz respeito a saídas. O clube prepara uma reformulação em seu grupo de atletas visando a temporada de 2025, e neste sentido, diversos nomes que estão com os dias contados no tricolor, acabaram vazando. É o caso de Nathan Pescador.
Veja também: Fala de Renato liga alerta no Grêmio sobre transformação do clube em SAF
Sem entrar em campo desde a eliminação do Grêmio para o Fluminense na Libertadores, no último dia 20 de agosto, Nathan perdeu espaço desde a chegada de reforços como Aravena e Monsalve, que atuam na sua faixa de campo. Ou seja, sua minutagem eque já era baixa em 2024, tornou-se inexistente nos últimos onze jogos da equipe comandada por Renato.
Internamente, a avaliação é de que o custo benefício de Nathan Pescador para o Grêmio é bastante ruim. O meia tem contrato com o tricolor até dezembro de 2026 e salário na faixa dos 350 mil mensais – superior, por exemplo, aos vencimentos de jogadores mais importantes para o time titular, como Cristaldo.
Grêmio planeja empréstimo de Nathan
Na última janela de transferências, Nathan Pescador recebeu consultas de clubes da Série A, como o Criciúma. Entretanto, por estar bastante adaptado tanto ao Grêmio quanto a cidade de Porto Alegre, o meia dispensou a investida dos catarinenses. Contudo, os planos da diretoria gremista para ele são outros para 2025.
Sem condições para arcar com os custos de uma rescisão contratual, o Grêmio planeja emprestar Nathan, mesmo que isso signifique seguir pagando parte dos salários do jogador. O plano é minimizar os prejuízos e reduzir o valor da folha salarial, que hoje está no patamar dos 15 milhões mensais. Assim, o clube ganha margem para a chegada de novos jogadores.
Contratado em abril de 2023, Nathan conta com passagens por grandes do futebol brasileiro, como Atlético-MG e Fluminense, mas sem empolgar. Na Europa, defendeu Chelsea, Vitesse, da Holanda, Amiens, da França, e Belenenses, de Portugal.
Pelo Grêmio, em 19 meses, Nathan Pescador disputou 43 partidas, das quais teve participação direta em apenas dois gols. Neste ano, foram 17 partidas, sem gols ou assistências.