O planejamento elaborado para a temporada de 2020 feito pelo técnico Renato Portaluppi e seus auxiliares no início do ano já não vale mais. A perda de Caio Henrique, que retornou para o Atlético de Madrid, gerou um novo debate sobre as diretrizes do plantel e, apesar da decisão não ter sido completamente firmada, o Grêmio não deverá realizar novos investimentos.
Conforme fontes consultadas pela reportagem do Gremistas.net, o clube está determinado a aproveitar a situação para gerar economia. O valor de R$4,5 milhões poupados não serão utilizados em novos investimentos. A ideia é reaproveitar Bruno Cortez, antigo titular da equipe gremista.
Além do reaproveitamento de Cortez, a comissão técnica dará mais chances a Guilherme Guedes e Matheus Nunes. Os dois jovens atletas formados pelo clube estão na lista de observação do técnico Renato já há algum tempo. Guedes, inclusive, foi emprestado em 2019 para ganhar experiência e já faz parte do grupo principal.
Negócios de ocasião não são completamente descartados pelos dirigentes, porém, todos deixam claro que, para avanços em negociações, os custos da tratativa precisam ser baixos.