O Grêmio definiu, na tarde desta sexta-feira (9), a data em que poderá voltar a atuar na Arena. Longe de sua casa desde o fim de abril, o clube segue atuando em outros locais do Rio Grande do Sul e do Brasil, conforme disponibilidade de outras instituições parceiras. Durante estes meses de viagem, o tricolor mandou suas partidas em 3 estádios diferentes.
Veja também: Camisa criada por torcedor é anunciada pelo Grêmio como vencedora de concurso; confira foto
Existia um otimismo para que o retorno ocorresse na partida diante do Bahia, no dia 17 de agosto. Entretanto, as condições do gramado ainda estão distantes do mínimo exigido para a realização de partidas no local. Este foi o principal fator para a decisão tomada pela gestora do estádio.
Condição do gramado da Arena ainda não é a ideal
De acordo com a nota oficial, foram realizados testes através de coleta em 19 locais diferentes do gramado. Os resultados não são satisfatórios, tendo em vista que em 80% das amostras, as mesmas foram reprovadas nos testes de tração. Com isso, o gramado ainda não apresenta condições mínimas para a prática do esporte com segurança.
Os parâmetros exigidos seguiram o protocolo da FIFA e foram acompanhados por representantes do Grêmio. Será necessário um trabalho intensivo no gramado para que a sua evolução seja mais rápida do que o habitual e com isso, exista a disponibilidade para a realização dos jogos.
Sendo assim, o Grêmio retornará ao seu estádio apenas no dia 1º de setembro, diante do Atlético-MG. O Grêmio ainda informou que para a partida de retorno, o uso de toda a estrutura do estádio será parcial.
A partida diante do Bahia acontecerá no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, após determinação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Haverá uma compensação financeira ao Juventude.