Na última sexta-feira, o Grêmio venceu o Vila Nova por 2×1, na Arena, em duelo válido pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória deixou o tricolor com mais de 80% de chances de acesso à elite do futebol brasileiro.
+ Grêmio hoje: Artilheiro da Série A na mira, chegada de Renato e vantagem no G-4
Conforme levantamento feito pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade exata do Grêmio disputar a primeira divisão em 2023 é de 83%. Somente Cruzeiro e Bahia, com 99% e 96,4%, respectivamente, têm possibilidades maiores que a equipe gaúcha.
O otimismo dos matemáticos se explica após uma rodada quase perfeita para o tricolor. Vasco, Londrina e Sport, adversários mais próximos do Grêmio na tabela de classificação, foram derrotados.
Campanha do Grêmio até aqui na Série B
Vindo de três derrotas, um empate e uma vitória nos últimos cinco jogos, o Grêmio é o atual terceiro colocado na Série B. A equipe, antes comandada por Roger Machado, tem 47 pontos somados, conquistados em 12 triunfos, onze empates e cinco derrotas. Até a 28ª rodada, o aproveitamento do tricolor é de 55%.
Agora com Renato Portaluppi, o Grêmio volta a campo no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Vasco, na Arena. A equipe carioca é a atual quarta colocada com 45 pontos.