O Grêmio ainda não garantiu o seu futuro, mas o planejamento visando a temporada de 2025 já começou. O Departamento de Futebol do clube, liderado pelo vice-presidente Antônio Brum e pelo executivo Luiz Vagner Vivian, analisa a situação de vários jogadores do elenco que possuem futuro indefinido.
Veja também: Rival anuncia nova arena e demolição completa de estádio onde o Grêmio venceu apenas 4 vezes
Um destes casos envolve o meia-atacante Soteldo. Titular absoluto do time comandado pelo técnico Renato Portaluppi, o camisa 7 gremista está emprestado pelo Santos até dezembro deste ano e caso o tricolor queira a sua permanência, precisará realizar uma operação de compra junto ao clube paulista.
Grêmio e Santos tentam acordo por Soteldo
No contrato de empréstimo de Soteldo, Grêmio e Santos definiram que a opção de compra do jogador seria fixada em 5.5 milhões de dólares (R$ 29,9 milhões na cotação atual). A quantia garante a aquisição de 50% dos direitos econômicos do atleta.
Entretanto, a direção gremista considera o valor muito elevado e por isso, tenta definir a transferência por outros moldes. Um deles é a troca de jogadores, o que também é visto com bons olhos pelo Santos visando o retorno do time para a 1ª divisão em 2025.
Neste momento, esta é a situação mais complexa. O Grêmio disponibilizou alguns atletas para envolver na negociação, como o goleiro Adriel, o zagueiro Natã Felipe e o lateral-esquerdo Mayk, por exemplo. Já o Santos, por sua vez, demonstrou interesse no meia Cristaldo e no zagueiro Gustavo Martins, que possuem status de titularidade atualmente.
Mesmo com as divergências, a negociação não está encerrada e deve ser intensificada após o fim do Campeonato Brasileiro. Aos 27 anos, Soteldo já disputou 32 jogos nesta temporada, com 5 gols marcados e 4 assistências.