A vitória de 2×1 contra o Fortaleza trouxe várias boas notícias para o Grêmio. Além de aumentar a vantagem para os times que estão dentro da zona de rebaixamento, o tricolor também comemorou a melhora de um setor muito criticado desde a temporada passada: A defesa.
Veja também: Além de Igor Serrote, Grêmio perde outro jogador para seleção sub-20
Dono da 4ª pior defesa do Campeonato Brasileiro em 2023, o Grêmio também apresenta índices ruins no setor defensivo até este momento da temporada. O técnico Renato Portaluppi e seus auxiliares promoveram uma mudança no sistema tático da equipe e a entrada de Edenílson trouxe bom efeito prático.
Grêmio sofreu apenas 7 finalizações contra o Fortaleza
Diante do Fortaleza, o Grêmio sofreu apenas 7 finalizações. Este foi o menor índice desde a partida contra o Vitória, no dia 21 de julho, pelo placar de 2×0. Na ocasião, o time baiano finalizou apenas cinco vezes.
Desde então, foram 15 jogos onde o sistema defensivo do Grêmio sofreu mais finalizações. Neste período, inclusive, o time disputou as oitavas de final da Copa do Brasil (contra o Corinthians) e da Copa Libertadores da América (contra o Fluminense), sendo eliminado em ambos.
Atualmente, o Grêmio possui a 10ª pior defesa do Campeonato Brasileiro, com 35 gols sofridos em 28 jogos. Levando em consideração os gols marcados (32), o saldo de gols do time neste momento é de -3.
O próximo compromisso do Grêmio na temporada será diante do Atlético-MG. A partida acontece nesta quarta-feira (9), às 19h30, na Arena MRV, em partida atrasada da 6ª rodada da competição. O duelo é considerado essencial para o tricolor seguir sonhando com uma vaga na Copa Libertadores da América.