A derrota de 2×1 na Arena para o Criciúma deixou o Grêmio em uma situação ainda mais delicada dentro do Campeonato Brasileiro. Com 31 pontos, o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi viu a vantagem para a zona de rebaixamento diminuir para apenas 3 pontos e por outro lado, aumentar a pressão sobre o time.
Veja também: Diego Costa revela o maior culpado pela derrota do Grêmio para o Criciúma
Dentro dos diversos problemas apresentados pela equipe gremista dentro de campo, o sistema defensivo é, desde 2023, um ponto de muita atenção para a torcida. Na temporada passada, mesmo com o vice-campeonato do Brasileirão, o Grêmio foi a 4ª pior defesa da competição. Entretanto, este problema ainda não foi solucionado em 2024.
Grêmio sofreu gols em 73% dos jogos no Brasileirão
A derrota contra o Criciúma marcou o 26º jogo realizado pelo Grêmio na atual edição do Campeonato Brasileiro. Até aqui, o tricolor já sofreu um total de 34 gols e ocupa o posto de 6ª pior defesa. A média de gols sofridos também é elevada: 1,3.
Além disso, uma estatística mais preocupante aponta a facilidade dos adversários em vazar o time do Grêmio: Em apenas 7 das 26 partidas jogadas pela equipe, o Grêmio saiu sem sofrer gols. Basicamente, em 73,1% das partidas do tricolor no Brasileirão, os adversários marcam um ou mais gols.
Os jogos em que o Grêmio não foi vazado até aqui no Campeonato Brasileiro foram:
- Grêmio 2×0 Athletico (2ª rodada – 17 de abril)
- Grêmio 1×0 Cuiabá (3ª rodada – 20 de abril)
- Grêmio 1×0 Fluminense (13ª rodada – 30 de junho)
- Grêmio 2×0 Vitória (18ª rodada – 21 de julho)
- Grêmio 1×0 Vasco da Gama (20ª rodada – 28 de julho)
- Athletico 0x2 Grêmio (21ª rodada – 04 de agosto)
- Criciúma 0x1 Grêmio (24ª rodada – 25 de agosto)