Para o Caxias ser campeão sobre o Grêmio no domingo, na Arena, precisa ganhar de, pelo menos, três gols de diferença. Na atual passagem de Renato Portaluppi, isso aconteceu apenas uma vez e foi em 2016.
Na oportunidade, o Grêmio perdeu para o Sport, em casa, pelo Campeonato Brasileiro no dia 07 de novembro de 2016. Na oportunidade, a derrota do tricolor foi de 3 a 0.
Na partida, os gols do Sport foram marcados por Rogério e Diego Souza (2x). O Grêmio foi a campo com: Grohe; Wallace Oliveira, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Negueba, Douglas e Pedro Rocha; Henrique Almeida. Ainda entraram no segundo tempo: Ty Sandows, Batista e Guilherme.
Neste ano, em casa, o Grêmio tem apenas uma derrota e é justamente para o Caxias. Na oportunidade, o Grêmio foi derrotado na Arena pelo placar de 2 a 0. Os gols do Caxias foram marcados por Léo Tilica e Ivan.
Grêmio e Caxias se enfrentam no domingo, às 16h, na Arena. O Grêmio pode perder a partida por até um gol de diferença que conquista o título do Gauchão. Se perder por dois gols de diferença, a decisão será nos pênaltis.