Fora dos planos da Juventus e ainda em busca de um novo clube, Arthur sinalizou de maneira positiva quanto a possibilidade de um eventual retorno ao futebol brasileiro. O Grêmio se animou e fez sondagens, mas logo desistiu de uma investida pelo volante campeão da América em 2017.
Veja também: Por Tite, Grêmio tem Danrlei como alternativa à Felipão
Arthur ainda não entrou em campo na atual temporada europeia, e com a falta de interesse de grandes clubes do continente, passou a olhar com outros olhos para consultas vindas do Brasil, já que estava relutante à ideia de retornar ao seu país de origem. Assim, seu estafe abriu as portas para equipes brasileiras interessadas em contar com o meio-campista.
O Grêmio, que ainda busca o parceiro ideal para Villasanti, demonstrou empolgação ao saber do desejo de Arthur e fez uma consulta informal para entender as suas pretensões, mas recuou. Arthur tem salário que somente equipes de médio e grande porte da Europa são capazes de pagar, e no futebol brasileiro, apenas Flamengo, Palmeiras e Botafogo seriam capazes de uma investida.
Na Europa desde 2018, Arthur rodou por grandes clubes como Liverpool e Barcelona, além da Juventus. Na última temporada, esteve na Fiorentina, onde foi titular e chegou à final da Liga Conferência da Europa, onde perdeu o título para o Olympiacos, da Grécia.
Arthur pelo Grêmio
Arthur defendeu o Grêmio entre as temporadas de 2017 e 2018, conquistando o título da Copa Libertadores, a Recopa Sul-Americana e o estadual. Pelo tricolor, disputou 70 partidas, marcou seis gols e contribuiu com duas assistências.
O volante foi negociado com o Barcelona em junho de 2018, naquela que foi a maior venda da história do Grêmio, que embolsou cerca de 30 milhões de euros.