O Grêmio enfrenta uma temporada de altos e baixos no Campeonato Brasileiro de 2024. Atualmente ocupando a 14ª posição na tabela, o Tricolor acumulou 27 pontos em 22 jogos, deixando a equipe em uma situação complicada na disputa por uma vaga nas competições continentais do próximo ano.
Veja também: Grêmio envia carta a sócios responsabilizando Arena sobre altos valores dos ingressos
Segundo análises da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em estatísticas de futebol, o Grêmio teria que alcançar 67 pontos para assegurar uma posição na próxima Libertadores, o que lhe dá uma possibilidade calculada de apenas 5,5%.
A situação é um pouco mais otimista quando se considera a possibilidade de classificação para a Sul-Americana, com a UFMG projetando que 56 pontos seriam suficientes para garantir uma vaga. Neste cenário, o Grêmio possui 49,7% de chances de alcançar o objetivo, uma meta mais realista dado o desempenho até agora.
Grêmio ainda tem um jogo a menos
Vale ressaltar que o clube ainda tem a vantagem de um jogo atrasado devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o que pode ser crucial na busca por pontos adicionais para melhorar suas estatísticas na tabela.
Veja também: Quem são os oito jogadores que farão suas estreias pelo Grêmio na Arena
Conforme a competição avança, cada jogo torna-se decisivo para as aspirações do Grêmio, tanto para a permanência na série A quanto para a busca por competições continentais no próximo ano.