Após a derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, na quarta-feira (9), o Grêmio intensificou suas críticas ao VAR no Campeonato Brasileiro.
Veja também: Grêmio se manifesta oficialmente sobre erros da arbitragem na derrota diante do Atlético-MG
O vice de futebol, Antônio Brum, foi contundente em suas declarações, destacando lances polêmicos como o pênalti marcado a favor do Galo, cometido por Jemerson em Hulk, e o gol anulado de Braithwaite por suposto toque no braço. Os episódios alimentaram as queixas gremistas sobre decisões recorrentes desfavoráveis ao clube nesta temporada.
Um levantamento realizado pela GaúchaZH, revela que o VAR já interferiu em 11 ocasiões em lances envolvendo o Grêmio no Brasileirão, com cinco decisões “a favor” e seis “contra” a equipe tricolor. Vale ressaltar que as expressões “a favor” e “contra” são utilizadas de forma figurada, uma vez que a função do VAR é garantir a justiça nas partidas, sem beneficiar ou prejudicar qualquer equipe.
Dentre os lances favoráveis ao Grêmio, destacam-se três pênaltis anulados por simulações em jogos contra Vasco, Flamengo e Fortaleza. Além disso, dois gols foram invalidados a favor do time, contra Juventude e Botafogo. Já as decisões que impactaram negativamente o clube incluem pênaltis assinalados em confrontos com Corinthians, Fortaleza e Bragantino, além de gols anulados por impedimentos ou infrações na construção das jogadas.
No jogo contra o Atlético-MG, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi chamado ao monitor para revisar o gol de Braithwaite e, após a análise, decidiu anular o lance, argumentando um toque no braço do atacante dinamarquês. A decisão irritou a diretoria gremista, que considera que a utilização do VAR não tem sido uniforme em lances semelhantes.
Veja também: Braithwaite fala em “decepção” e dispara contra arbitragem em derrota do Grêmio
Interferências do VAR envolvendo o Grêmio no Brasileirão:
Ações “a favor” (5):
- Pênalti anulado – Vasco 2×1 Grêmio (simulação de Rossi)
- Pênalti anulado – Flamengo 2×1 Grêmio (simulação de Bruno Henrique)
- Pênalti anulado – Fortaleza 1×0 Grêmio (simulação de Machuca)
- Gol anulado – Juventude 3×0 Grêmio (falta em Galdino na origem do lance)
- Gol anulado – Botafogo 0x0 Grêmio (impedimento de Bastos)
Ações “contra” (6):
- Pênalti – Fortaleza 1×0 Grêmio (toque no braço de Rodrigo Ely)
- Gol anulado – Juventude 3×0 Grêmio (impedimento de Edenilson)
- Pênalti anulado – Grêmio 2×0 Vitória (bola fora de jogo)
- Pênalti – Corinthians 2×2 Grêmio (Kannemann puxou o braço de Romero)
- Pênalti – Bragantino 2×2 Grêmio (falta de Rodrigo Caio em Jhon Jhon)
- Gol anulado – Atlético-MG 2×1 Grêmio (toque no braço de Braithwaite)