A temporada ainda não terminou para o Grêmio, que luta para se afastar da zona de rebaixamento e ao mesmo tempo mantém vivo o sonho de uma classificação à pré-Libertadores. O clube, no entanto, já planeja o seu ano de 2025 e se prepara para uma janela de transferências intensa, já que pode perder dois de seus titulares absolutos.
Veja também: Cedido de graça ao Flamengo, ex-Grêmio atrai interesse de gigante europeu
Uma barca de saídas, que já conta com pelo menos cinco jogadores, está prevista para assim que o Campeonato Brasileiro terminar. O Grêmio deve se desfazer de atletas que estão em fim de contrato, caso do lateral Reinaldo, e outros que não conseguirá manter no elenco, como o atacante Soteldo.
Titular com Renato, Reinaldo tem vínculo somente até o próximo mês de dezembro e o clube ainda não iniciou as negociações para renovação. A tendência é de que o lateral, bastante contestado pela torcida, saia ao término do Brasileirão. O Grêmio, aliás, sonha com Wendell, do Porto e da Seleção Brasileira, para resolver os problemas do setor.
No caso de Soteldo, a situação é um pouco mais complicada. O jogador está emprestado ao tricolor pelo Santos, que exige 5 milhões de dólares, cerca de 28 milhões de reais, para vendê-lo. A equipe paulista ainda sugeriu uma troca por Cristaldo, algo que foi prontamente descartado pelo Grêmio. A tendência de momento é pela saída do atacante venezuelano.
Grêmio vê necessidade de ir ao mercado em busca de titulares
Com a possível saída de dois titulares, sem contar a possibilidade de perder outros jogadores importantes para clubes estrangeiros, casos de Cristaldo e Villasanti, o Grêmio pretende ir ao mercado tão logo o calendário de jogos termine, a fim de antecipar a chegada de reforços e fazer em 2025 uma temporada muito melhor do que fez em 2024.
A busca por reforços se dará tanto para reposição de eventuais perdas no time titular, quanto para o fortalecimento do grupo.
A barca de saídas do Grêmio em dezembro
A lista de jogadores que devem ou podem deixar o Grêmio em dezembro tende a aumentar e conta com nomes frequentes na equipe titular, caso de Pedro Geromel, que irá se aposentar dos gramados. Além do capitão, Rodrigo Caio e Mayk também estão de saída. O zagueiro teve pouca sequência e não alcançará a meta estabelecida em contrato para renovação automática do vínculo, enquanto o lateral, atrapalhado por lesões, não convenceu.