Com chances remotas de classificação à Copa Libertadores de 2025, o Grêmio pode ter na próxima temporada a oportunidade de conquistar um título inédito na sua história de 121 anos: a Copa Sul-Americana.
Veja também: Grêmio ganha concorrente por possível contratação de Bolasie
A competição, esnobada pelo clube em anos anteriores, tem ganhado prestígio e com uma premiação “generosa”, atraído o interesse das equipes brasileiras. Em em 2024, o vencedor, a depender da fase de onde partiu, poderá embolsar a quantia de até 10 milhões de dólares, cerca de 57 milhões de reais, conforme a conversão atual das moedas. Corinthians, Cruzeiro, Racing e Lanús disputam as semifinais da Copa Sul-Americana nesta temporada.
Se a classificação à Copa Libertadores está distante para o Grêmio, uma vaga na Copa Sul-Americana, então, está bem encaminhada. Atual 11º colocado com 38 pontos, o tricolor precisa terminar o Campeonato Brasileiro entre os 12 primeiros para disputar o torneio sul-americano no ano que vem.
As participações do Grêmio na Copa Sul-Americana
O Grêmio conta com seis participações na Copa Sul-Americana – todas elas com campanhas bastante ruins. A estreia aconteceu em 2003, quando foi eliminado após má campanha no triangular que contava com Vasco e São Paulo.
Em 2004 e 2008, caiu fora do torneio logo na primeira fase, e em ambas as vezes teve como adversário o rival Internacional. Em 2010, também na primeira fase, foi eliminado pelo Goiás. Já em 2012, fez sua melhor campanha na Sul-Americana, sendo retirado da competição pelo Millonarios, da Colômbia, nas quartas de final.
Em 2021, na sua última participação no torneio sul-americano, o Grêmio foi eliminado pela LDU, de Quito, após vitória por 1 a 0 fora e derrota na Arena pelo placar de 2 a 1.