O Grêmio finalizou a temporada de 2022 com o objetivo de voltar à Série A concluído com sucesso, apesar de alguns percalços durante o ano. 3 treinadores passaram pelo clube neste ano e com isso, poucas peças foram unanimidade nas escalações titulares dos três. Um deles é Villasanti.
+Grêmio: Biel é um dos jogadores que mais criou chances claras na Série B
O volante conquistou a torcida do Grêmio ainda no ano do rebaixamento, com um desempenho acima dos demais. Em 2022, Villasanti manteve o bom desempenho, segue presente nas convocatórias da sua seleção nacional e deve permanecer no tricolor para 2023.
Números de Villasanti na Série B
Espelho desse grande desempenho, é o destaque que o gringo ganhou em algumas estatísticas defensivas muito importantes na Série B. Villasanti é o segundo jogador que mais desarmou na competição. Foram 107 roubadas de bola ao todo. O campeão nesse quesito é Yuri Lara, do Vasco, com 121 desarmes.
O paraguaio também aparece no ranking de bolas recuperadas. Nesse quesito, Villasanti é o 4º na classificação geral. Foram 208 recuperações em 32 participações no campeonato. São mais de 6 bolas recuperadas por jogo.
O desepenho de Villasanti foi tamanho, que o gringo seguiu como titular mesmo após a chegada de Lucas Leiva. Renato optou por escalar os dois volantes juntos, com Lucas mais adiantado, mantendo o gringo entre os onze iniciais.