O volante Pepê perdeu espaço e caiu na hierarquia do Grêmio. O contrato do jogador se encerra no fim de 2025 e, até o momento, não houve contato para a renovação. Recentemente, duas equipes da Série A procuraram o estafe do atleta, indicando um possível interesse para a próxima temporada.
Veja também: Como foi o desempenho de Arezo e Aravena com o Grêmio na Copa FGF
Como não houve um movimento por parte do Grêmio para manifestar a intenção de permanência de Pepê, a tendência é que o meia deixe o clube ao final da atual temporada. No meio de 2025, Pepê já poderia assinar um pré-contrato e sair livre ao final de seu vínculo.
As sondagens pelos clubes da Série A ocorreram nas últimas semanas, e a janela de transferências do início de 2025 seria a última oportunidade para o Grêmio recuperar o investimento feito no jogador, cerca de R$ 8 milhões.
Pepê perdeu a vaga como titular para Dodi em julho. Após essa mudança, o Grêmio engatou uma sequência positiva de oito jogos sem perder, incluindo cinco vitórias. O volante foi titular nas vitórias sobre Athletico e Cuiabá, em partidas onde o time utilizou reservas no Campeonato Brasileiro. No entanto, seu último jogo como titular foi a derrota para o Bahia, dia 17 de agosto. No empate com o Bragantino, Pepê entrou na reta final da partida.
Desde o início de agosto, Pepê participou de apenas quatro partidas. Até o primeiro semestre de 2024, ele era peça de confiança do técnico Renato Portaluppi e titular ao lado de Villasanti. Foi o jogador com mais desarmes no Campeonato Gaúcho.
Os números de Pepê
Pepê foi campeão do Gauchão e da Recopa Gaúcha em 2023 e do Gauchão novamente em 2024. No ano, foram 29 partidas como titular, com 17 vitórias, seis empates e seis derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 65,5%. O volante também entrou em outros sete jogos, com aproveitamento de 52,3%. Nos 17 compromissos que ele não atuou, o time teve um aproveitamento de 29,4%.
Com a camisa do Grêmio, Pepê tem 68 jogos, dois gols e três assistências.