O último jogo do Grêmio contra o América-MG, no qual alcançou uma vitória de 4 a 3, resultou em um aumento significativo nas chances do clube de garantir uma vaga na Libertadores 2024.
Com este resultado positivo, o Tricolor retornou ao principal pelotão da tabela, o G-4, e agora tem uma probabilidade de 74,6% de disputar o campeonato continental em 2024, segundo uma análise realizada pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em projeções de futebol.
Veja também: Grêmio define duas primeiras saídas do time para a próxima temporada
Atualmente, o Grêmio ocupa o quarto lugar na tabela do Brasileirão, com um aproveitamento de 55,4%. Segundo o estudo da UFMG, são necessários 64 pontos para garantir um lugar direto na fase de grupos da Libertadores. O Grêmio já acumula 50 pontos e, por tanto, precisa conquistar mais 14 pontos, com 24 ainda a serem disputados.
Há ainda uma oportunidade para o Flamengo, o quinto colocado na tabela, que tem um jogo a menos. Se for bem-sucedido, a equipe carioca pode aumentar a competição pela vaga.
O G-6 pode se tornar G-7
A análise também indica que, para garantir um lugar na fase preliminar da Libertadores, são necessários 63 pontos, tendo como base o aproveitamento do Atlético-MG, atualmente o sexto colocado. Existe a possibilidade do G-6 se tornar G-7 se o Fluminense, que está na final da Libertadores deste ano, for o campeão e terminar entre os seis primeiros.
Veja também: Vaga no G4 pode render valor milionário ao Grêmio; entenda
Considerando todos estes cenários, a projeção matemática atual dá ao Grêmio uma chance de 74,6% de participação na Libertadores, precisando de 64 pontos para uma classificação direta na fase de grupos (G-4) e 63 pontos para a classificação na fase preliminar (G-6).