O GreNal da próxima quinta-feira, pela Copa Libertadores, marcará o primeiro encontro entre os grandes rivais do Rio Grande do Sul no torneio continental. Porém, há um outro fator no confronto: não haverá espaço integrado nas arquibancadas.
A Torcida Mista, criada em 2015 no clássico Gaúcho, não será utilizada no encontro na Arena. Após reuniões entre as duas diretorias, houve a leitura de que, por critérios de segurança e baixa procura nos últimos duelos, a melhor opção seria a exclusão do espaço na Libertadores. Entretanto, o espaço não está totalmente descartado nos próximos dérbis.
“Decretar o fim da torcida mista é precipitado, mas o torcedor está cada vez mais interessado em ir na área exclusiva, porque está mais organizada, há mais estrutura”, disse Thiago Floriano, diretor do Departamento do Torcedor Gremista, em entrevista a Rádio Bandeirantes.
Apesar de afirmar que ainda é cedo para decretar o fim do espaço, Floriano concorda que o custo-benefício não está sendo positivo. A tendência é que a capacidade da torcida visitante seja ampliada nos clássicos e a integração não ocorra mais.
“Não é que a torcida mista fracassou, mas temos de analisar o momento e o contexto”, concluiu.
Quinta-feira, na Arena, dois mil colorados estarão presentes no local destinado para os visitantes. Os aspectos de segurança estão sendo detalhados e serão divulgados no início da semana.