O dia 21 de fevereiro de 2018 marcou a conquista do título da Recopa Sul-Americana pelo Grêmio, há cinco anos. O tricolor enfrentou o Independiente, da Argentina, e após empate em 1 a 1 na primeira partida, as equipes empataram novamente em Porto Alegre, pelo placar de 0 a 0, decidindo o título nos pênaltis.
+ Grêmio pode mudar estilo do ataque quando Suárez não jogar
O Grêmio foi superior nas penalidades, convertendo todas as cinco cobranças, enquanto Marcelo Grohe defendeu o último pênalti do Independiente, do ex-gremista Martín Benítez. Os jogadores que marcaram para o tricolor foram Maicon, Cícero, Jael, Everton Cebolinha e Luan.
Escalação do Grêmio
A escalação do Grêmio naquela noite histórica foi: Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson e Maicon; Alisson, Luan e Everton Cebolinha; Cícero.
No banco de reservas, o técnico Renato Portaluppi contava com: Paulo Victor, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira, Michel, Lima, Maicosuel e Jael.
Escalação do Independiente, pelo técnico Ariel Holan: Campaña; Bustos, Franco, Amorebieta e Alexis Silva; Berrini, Domingo e Gaibor; Meza, Menéndez e Fernández.
Grêmio na Recopa Sul-Americana
Com essa vitória nos pênaltis, o Grêmio conquistou a Recopa Sul-Americana pela segunda vez em sua história, já que havia vencido a competição em 1996, também diante do Independiente.