O episódio da invasão dos torcedores ao gramado da Arena após a derrota para o Palmeiras pode acarretar em sérias consequências para o Grêmio no decorrer do Campeonato Brasileiro.
Ao site Globo Esporte, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, explicou que o Grêmio pode ser enquadrado no artigo 213 do Còdigo Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e ser punido com até 10 jogos de suspensão.
“A questão da perda de mando de campo só é dada quando levada em conta a gravidade dos fatos. Nesse caso é óbvio que houve gravidade. Há uma tendência. A Procuradoria vai denunciar. Pretende que o Grêmio seja punido com perda do mando de campo, mas obviamente que eu faço a denúncia e o julgamento cabe aos auditores”, afirmou Ronaldo.
Em caso de punição severa, o Grêmio pode ter de jogar longe de Porto Alegre e sem a presença da torcida. Pelo Brasileirão, o Tricolor ainda irá enfrentar, na condição de mandante, os seguintes adversários: Fluminense, Bragantino, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo.