O futebol brasileiro está se movimentando de forma bastante intensa nas últimas semanas, principalmente para saídas de jogadores rumo ao exterior. No caso do Grêmio, por exemplo, o clube está muito próximo de anunciar as vendas de Gustavo Nunes e Gabriel Mec, que serão comprados por Brentford e Chelsea, ambos da Inglaterra, através de transações milionárias.
Veja também: Pepê recebe sondagem do futebol europeu e pode deixar o Grêmio
Entretanto, outras negociações podem acontecer nos próximos dias. Por isso, a direção do Grêmio está atenta em relação ao dia de fechamento da janela de transferências nos principais países do futebol europeu. A FIFA divulga estas informações através do TMS (Transportation Management System) todos os anos.
Sendo assim, confira abaixo as principais datas.
Datas de fechamento da janela de transferência em países do exterior
- Alemanha: 30 de agosto
- Bélgica: 6 de setembro
- Espanha: 30 de agosto
- França: 30 de agosto
- Grécia: 11 de setembro
- Holanda: 2 de setembro
- Inglaterra: 30 de agosto
- Itália: 30 de agosto
- Portugal: 2 de setembro
- Rússia: 12 de setembro
- Turquia: 13 de setembro
- Arábia Saudita: 6 de outubro
- México: 10 de setembro
Vale lembrar que a data do fechamento da janela de transferências no Brasil é o dia 2 de setembro. Entretanto, esta data serve apenas para as entradas de atletas no futebol brasileiro. Para vendas, o que vale é o período estipulado para o país do clube comprador, conforme citado acima.
De acordo com informações divulgadas oficialmente pelo site “Transfermarkt”, especializado em transferências, o clube que mais gastou em contratações até o momento no futebol mundial é o Chelsea, com mais de 240 milhões de euros (R$1,4 bilhão). Por outro lado, o clube que mais arrecadou com vendas foi o Leeds United, também da Inglaterra, que já faturou mais de 162 milhões de euros (R$ 996,3 milhões).