O jogo entre Grêmio e Independiente Del Valle teve uma grande influência da arbitragem no resultado final da partida. O tricolor reclama de um gol anulado injustamente no final da primeira etapa, de Ferreira.
Após o jogo, o jornalista Eric Faria fez duras críticas ao esquema de arbitragem da competição. Segundo ele, o Grêmio foi vergonhosamente prejudicado. A crítica ainda seguiu falando sobre a falta de critérios do VAR na competição. O jornalista chamou a Libertadores de “Frankstein”.
“O Grêmio perdeu. Mas foi VERGONHOSAMENTE prejudicado pela arbitragem. Um absurdo. A Libertadores é um Frankstein. Fase pré e Fase de grupos sem VAR. Mata-mata com VAR. Mas os erros antes podem arrebentar com um time, como agora. Esse erro em Assunção pode custar muito. Muito”, escreveu Eric Faria.
O Grêmio não escondeu a sua insatisfação com a arbitragem na partida desta sexta-feira. O lance anulado no gol do Ferreira foi crucial para o andamento da partida, segundo grande parte da direção e comissão técnica do Grêmio.