O final de 2023 trouxe uma surpresa para os torcedores do Grêmio e para o próprio jogador Luan, cujo nome figurou na lista de atletas que não tiveram seus contratos renovados pelo clube. Essa decisão pegou tanto Luan quanto seu staff de surpresa, especialmente porque havia expectativas de sua permanência para a temporada de 2024.
Veja também: Entenda o detalhe que impede o anúncio oficial de Funes Mori pelo Grêmio
Em entrevista à Rádio Imortal, o empresário de Luan comentou sobre a saída do jogador, revelando que a proposta de renovação, similar à feita para Pedro Geromel de seis meses de contrato, nunca foi apresentada.
Alberto Guerra, presidente do Grêmio, ao falar com o jornalista Duda Garbi, explicou a decisão sobre a não renovação do contrato de Luan.
“A não renovação não é uma decisão presidencial. Isso passa pela análise de muita gente. O Grêmio tem uma comissão técnica que não é só o treinador. O Grêmio tem um executivo de futebol, um gerente, enfim, tem mais pessoas avaliando os prós e contras. A gente tem um limite de jogador. Quando a gente tem alguém ali, não pode ter 40, 50 jogadores. Trabalhar com um plantel curto, com jogadores que podem fazer mais de uma função… se avaliou o desempenho e se optou pela não renovação”, afirmou Guerra.
Luan pouco jogou em seu retorno ao Grêmio
A temporada de Luan no Grêmio não foi das mais brilhantes. O jogador, apesar de contar com o carinho da torcida, teve um rendimento modesto em campo, participando de cerca de 45 minutos distribuídos em cinco partidas do Campeonato Brasileiro.
Veja também: Os valores ofertados pelo Braga para tirar Gustavo Martins do Grêmio
Atualmente, Luan está em busca de um novo clube para a temporada de 2024. Há especulações sobre seu interesse em equipes de menor expressão, como Mirassol e Chapecoense, mas até o momento, não há confirmação de acertos com nenhum destes times.