Sempre descontraído e próximo dos jogadores, o técnico Renato Portaluppi mostra uma faceta exigente nos bastidores, focada na intensidade dos treinamentos e no profissionalismo de seus atletas. Lucas Leiva, ex-jogador do clube, compartilhou sua experiência sob o comando de Renato em uma conversa com o jornalista Duda Garbi.
Veja também: Por que Renato terá palavra ativa na escolha do novo preparador físico do Grêmio
“Todos acham que o Renato é futevôlei. Ele gosta muito de futevôlei, mas foi um dos treinadores que eu mais trabalhei em relação a treinamento e intensidade. Cada treinador tem a sua característica de trabalho. Ele mesmo diz que o Diniz sai jogando de uma forma que não agrada ele. É uma forma diferente de ver futebol e está tudo bem. Mas o Renato me surpreendeu positivamente na questão do trabalho. Tem a resenha dele, as histórias, que ele era o galã, o DVD, mas na hora do trabalho ele cobra muito e exige profissionalismo”, revelou Lucas.
Renato surpreendeu Lucas Leiva no Grêmio
A chegada de Lucas ao Grêmio aconteceu sob a gestão de Roger Machado, mas foi sob a tutela de Renato que o meio-campista teve uma grata surpresa. Descrevendo Renato como um excelente “gestor”, Lucas enfatizou sua habilidade em unir o grupo e adaptar a estratégia de jogo às características dos jogadores.
Veja também: Comentarista rasga elogios para reforço do Grêmio: “Motorzinho”
“Eu nunca tinha trabalhado com o Renato e não tinha noção de como ele era. Foi uma bela surpresa. É aquilo que todos observam. Se eu posso definir ele em uma palavra, é ‘gestor’. Ele faz muito bem a gestão de grupo. Naquele momento, ele conseguiu juntar os atletas que tinham dificuldade e viu uma possibilidade de jogar mais no ataque. Nunca tinha jogado assim, mas foi algo simples. Ele me disse que não tínhamos uma estrutura de sair jogando, nem velocidade que gostaríamos. Seria para eu recuperar a característica de entrar mais na área e fazer gols, algo que não era comum para mim na Europa”, explicou Lucas sobre a abordagem de Renato.
A contribuição de Lucas Leiva foi importante para o retorno do Grêmio à elite do futebol brasileiro, marcando três gols em 18 partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro, antes de anunciar sua aposentadoria devido a um problema cardíaco.