O clássico Gre-Nal foi uma afirmação para muitos jogadores do Grêmio, mas em especial para Lucas Silva. O volante sofria com críticas recentes ao seu desempenho, chegando, inclusive, a perder a titularidade para Darlan em meio as necessidades do técnico Renato Portaluppi no setor.
Porém, a entrega do jogador na noite da última quarta-feira custou a ele o terceiro cartão amarelo, que lhe tira do jogo contra a Universidad Católica no próximo dia 29, na Arena.
A perda do camisa 16 poderá ser amenizada na próxima rodada da Libertadores por conta dos possíveis reforços. Maicon e Jean Pyerre estão em reta final de recuperação e devem estar à disposição do treinador para jogar contra os chilenos. Dependendo do pensamento da comissão técnica, é possível que ambos sejam titulares. Para isso, o esquema com três volantes precisará ser desmanchado.
Com base nas projeções matemáticas, o Grêmio conseguirá classificação para a próxima fase da competição continental com dois empates. Além da Católica, em casa, o tricolor receberá, em Porto Alegre, o América de Cali no dia 22 de outubro.