Maicon entrou em campo com dois objetivos na noite de ontem contra o Bahia pelo Brasileirão: recuperar ritmo de jogo e testar-se fisicamente, já que ficou muitas semanas no Departamento Médico. E o camisa 8 sentiu a intensidade da partida e foi substituído no intervalo do jogo, quando o placar ainda estava zerado. Contudo, o técnico Renato minimizou o incidente e deixou claro que o volante não é uma preocupação para a próxima semana.
"Eu senti a minha equipe muito presa no primeiro tempo e perguntei se alguém tava com a perna pesada. O Maicon disse que estava", revelou o técnico.
O desgaste acusado por Maicon foi considerado natural. O volante é, invariavelmente, o jogador que mais toca na bola no time gremista. Nos 45 minutos que participou do jogo contra o Bahia, deu 77 toques na bola, tendo um aproveitamento de passes superior a 90% – média de poucos volantes do futebol brasileiro.
A presença de Maicon no jogo da volta contra o Flamengo, pela Libertadores, é considerada fundamental. A partida no Rio de Janeiro exigirá um time agressivo ao estar com a bola e, segundo a leitura interna da comissão técnica, o camisa 8 é um dos mais verticais da equipe. A recuperação física do jogador passa a ser a prioridade da preparação física Tricolor até a próxima quarta-feira.