O técnico Mano Menezes planeja recuperar gradualmente o condicionamento físico ideal do elenco do Grêmio, afetado pela metodologia adotada pela antiga comissão técnica de Gustavo Quinteros.
- Confira as últimas notícias do Grêmio hoje
Após o empate em 2 a 2 com o Godoy Cruz, fora de casa, pela Copa Sul-Americana, Mano explicou que muitos treinadores estrangeiros que chegam ao Brasil aplicam uma preparação que não atende às exigências do futebol brasileiro, que tem muito mais jogos ao longo da temporada do que qualquer outro país da América do Sul.
“Os profissionais que vêm da América Latina estão acostumados a trabalhar em um calendário muito diferente do nosso aqui no Brasil. A intensidade de jogos deles tem em torno de vinte – e alguns até mais de vinte jogos a menos por ano. Então, aquilo que se faz e serve para a característica do trabalho lá (fora) não consegue atender a nossa necessidade aqui“, afirmou o treinador.
“Agora nós vamos, com a experiência que temos, de conhecimento do futebol brasileiro e da densidade de jogos que temos, com doses homeopáticas ganhar um pouco de força e explosão a cada de treino, coisas técnicas que não quero me alongar muito, mas que vão dar aos jogadores uma capacidade de disputa mais consistente”.
Mano Menezes também indicou erro no preparo de Cuéllar
Antes de comentar a defasagem física do grupo, Mano apontou falhas no planejamento da comissão técnica de Quinteros para Cuéllar, que passou quase dois meses afastado por lesão muscular e voltou a jogar na quinta-feira, contra o Godoy Cruz.
“Cuéllar está retornando. Como vocês sabem, ele ficou muito tempo na Arábia com uma intensidade de jogo completamente diferente, onde se joga 25, 30 partidas por ano. Então o jogador vai perdendo o nível de competição e questões musculares importantes”, explicou.
“O ideal é que ele (Cuéllar) tivesse sido melhor preparado, mas talvez a necessidade daquele momento fez com que ele jogasse e tivesse uma lesão que atrasou o processo. Hoje ele tinha condições para jogar 30 minutos, como a gente fez. É um jogador de muita qualidade e experiência que vai ajudar bastante, vai agregar ao nosso meio campo”
No segundo jogo sob o comando de Mano Menezes, o Grêmio volta a campo no próximo domingo, às 18h30, para enfrentar o Vitória, em Salvador, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.