Pela última vez desde que o STJD puniu o técnico Renato Portaluppi, o Grêmio teve Marcelo Salles como seu principal comandante na beira do campo. E após a vitória de 3×1 sobre o Fortaleza, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, o auxiliar técnico tricolor falou sobre o plano de jogo e as escolhas individuais e coletivas.
Veja também: Grêmio atinge 3ª melhor campanha do returno do Brasileirão
E uma das principais pautas levantadas pela imprensa na sala de coletivas da Arena do Grêmio foi a questão tática. Diferentemente dos jogos anteriores do Grêmio, a equipe sofreu pouco defensivamente e produziu muito no ataque para construir a vantagem no placar.
Marcelo Salles aponta principal fraqueza do Fortaleza
Questionado sobre a boa produção ofensiva do Grêmio, Marcelo Salles apontou a maior deficiência do Fortaleza e o como o Grêmio trabalhou suas jogadas para chegar ao gol adversário:
“A gente trabalha diversos comportamentos para o jogo. A gente estudou e viu que o Fortaleza tinha muita dificuldade no lado oposto, por isso nosso objetivo era trazer para um lado do campo e depois, trabalhar rápido essa bola para ela chegar no outro lado e a gente ter a possibilidade de criar uma chance de gol com mais espaço. Foi isso que a gente tentou fazer na maior parte do jogo.” comentou.
Além disso, Marcelo Salles também falou sobre o processo de análise feito para a correção de problemas de organização da equipe:
“A gente analisa todos os nossos jogos. Identificamos os erros individuais e coletivos, levamos para o Renato, ele toma as decisões e a partir disso a gente corrige. Primeiro no vídeo, alguns específicos com atletas, outros trabalhos fazemos no campo, então estamos sempre vendo o que podemos melhorar.” finalizou.
Já na próxima partida do time, o comandante será Renato Portaluppi. Com a pena imposta pelo STJD totalmente cumprida, o técnico tricolor voltará ao seu trabalho normal diante do Atlético-MG.