O volante Pepê sequer foi relacionado para a estreia do Grêmio na Copa do Brasil, nesta quarta-feira, às 19h30, contra o São Raimundo, no estádio Canarinho, em Roraima, e permaneceu em Porto Alegre.
Apesar de estar na lista de jogadores que o Grêmio pretende negociar, o meio-campista não viajou com a delegação gremista para a partida decisiva por sentir dores na região lombar. Pepê realizou exames de imagem nos últimos dias, mas nenhuma lesão foi constatada. Mesmo assim, ele foi preservado da viagem para não agravar o quadro, volantando a ficar à disposição para o embate diante do Juventude, no próximo sábado, pelo primeiro jogo da semifinal do Gauchão.
Grêmio pretende negociar Pepê
Aos 27 anos, Pepê não deve permanecer no Grêmio para a sequência da temporada. Indicado por Renato Portaluppi em 2022, o volante perdeu espaço na equipe titular na reta final do ano passado e não conseguiu mais se firmar.
Como o contrato do jogador encerra em dezembro deste ano e não há interesse do clube em renová-lo, a diretoria gremista deseja negociá-lo para recuperar parte do valor investido em sua contratação ou envolvê-lo em outra negociação.
Em dezembro de 2022, o Grêmio desembolsou 1,5 milhão de euros (cerca de 7 milhões de reais na cotação da época) por 60% de seus direitos econômicos junto ao Cuiabá. Renato indicou a contratação por ver em Pepê características semelhantes às de Maicon.
Pepê atuou em quatro das oito partidas do Grêmio sob o comando de Gustavo Quinteros em 2025, sendo duas delas como titular, quando o time foi a campo com escalação reserva, nos confrontos contra Monsoon e Ypiranga. Já nos duelos contra São Luiz, Juventude, Internacional e Pelotas, o volante não saiu do banco de reservas.
Entre 2023 e 2024, Pepê disputou 80 partidas pelo Grêmio, marcando 3 gols e contribuindo com 3 assistências.