Os clubes brasileiros encaminharam um pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sugerindo alterações no calendário de competições deste ano devido à realização da Copa América nos Estados Unidos, entre 20 de junho e 14 de julho. A proposta é paralisar o Campeonato Brasileiro durante o torneio continental e adiar as datas da Copa do Brasil. O Grêmio acompanha de perto a movimentação.
Veja também: Grêmio: Renato e o preparador físico, lesionado voltando para o Gre-Nal e Pavón x Coudet
A sugestão inclui a utilização das datas destinadas ao Brasileirão para as oitavas e quartas de final da Copa do Brasil, evitando desfalques no campeonato por conta dos jogos. Caso a CBF aceite a proposta, a final da Copa do Brasil seria remarcada para 11 e 15 de dezembro, após a conclusão do Brasileirão.
Entre os clubes que apoiam a mudança no calendário, estão Athletico, Atlético-MG, Botafogo, Red Bull Bragantino, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, São Paulo, e Vasco. O Grêmio não está listado entre os clubes que formalizaram o pedido de alteração.
Grêmio pode perder jogadores importantes para a Copa América
O Grêmio enfrenta a possibilidade de perder até quatro de seus titulares durante a Copa América. Jogadores como Carballo (Uruguai), Villasanti (Paraguai), Soteldo (Venezuela), e possivelmente Cristaldo, que está em processo de naturalização para jogar pela seleção paraguaia, correm o risco de serem convocados para o torneio.
Veja também: Para Kannemann, é sempre uma boa hora para jogar o Gre-Nal
Além destes, Marchesín, Kannemann, e Pavón, que já representaram a Argentina, também podem ser convocados dependendo do seu desempenho.