João Paulo de Souza Mares, ou, o popular Bitello. Jogador de 23 anos que começou como volante, atuou como meia centralizado e, hoje, é um dos pontas da equipe comandada por Renato Portaluppi. Em 2022, ao longo da Série B, o jovem se assegurou no time principal como um dos principais atletas do Grêmio.
+ Em possível reviravolta, ex-gremista Luan se aproxima de retorno aos gramados
Neste ano, viu chegar Pepê, Carballo e Cristaldo, todos em funções de meio campo, no entanto, se adaptou e começou a jogar aberto pelos lados. O resultado? Sucesso. Bitello conta, em 2023, com onze jogos, quatro gols marcados e duas assistências distribuídas. Sem a bola, o jogador chama atenção pela versatilidade.
De acordo com o site Globo Esporte, o empresário do jogador já começou a receber sondagens e, a grande maioria, são clubes grandes da Europa interessados no meia, que ao que tudo indica, pode deixar o Grêmio no meio do ano.
A janela de transferências que é mais forte na Europa pode fazer com que Bitello deixe o clube ainda em 2023. Com contrato até o final de 2025, Bitello tem uma multa rescisória na casa dos 60 milhões de euros (R$ 321 milhões). Vale lembrar que o Tricolor conta com 70% do passe do atleta.
Bitello é elogiado por Renato
Polivalente, intenso, habilidoso. Bitello encanta pela simplicidade de um jogo que ele mesmo faz parecer fácil dentro de campo. Ajudando na marcação, marcando gols, distribuindo assistências… pelos lados do campo, pelo centro, mais recuado ou chegando no ataque, o jogador é o ponto de equilíbrio do elenco gremista.
Renato Portaluppi, que recebeu tantos reforços neste ano, precisou mudar a estrutura do time para manter Bitello e, segundo o treinador, onde Bitello for escalado, vai acabar jogando bem.
“Tem qualidade muito grande. Pulmão muito bom. Ajuda na marcação, na chegada ofensiva. Já jogou de volante, na meia, aberto. Onde colocar, ele joga bem. Tem crescido bastante e vai continuar. Daqui a pouco vai aparecer algo da Europa para ele. Tem jogado bem em varias funções”, exaltou Renato.