Demorou, mas o Grêmio finalmente convenceu o seu torcedor. Com 11 jogos de invencibilidade (maior sequência na atual edição da série B), o time de Roger Machado ingressou no G-4 e se aproximou do líder Cruzeiro. O sofrimento pelo baixo desempenho se tornou empolgação e confiança pela eventual briga pelo título.
+ Executivo do Grêmio cita “erro” de Fernando Henrique e desconversa sobre retorno ao elenco
Entretanto, o primeiro objetivo é conseguir o acesso. Esse é o discurso adotado internamente, mesmo que haja certa vantagem para os times fora das primeiras posições. Atualmente, o tricolor tem 4 pontos a mais que o Sport, 5º colocado.
Este desempenho coloca o Grêmio como o 3º time com maior possibilidade de subir para a 1ª divisão. Segundo o site “Infobola”, Grêmio e Bahia possuem 59% de chances de voltar à série A ao fim do campeonato – apenas Vasco (88%) e Cruzeiro (98%) possuem maior possibilidade de subir. Veja abaixo a possibilidade dos 10 primeiros colocados:
- Cruzeiro: 98%
- Vasco: 88%
- Bahia: 59%
- Grêmio: 59%
- Tombense: 21%
- Sport: 18%
- CRB: 11%
- Novorizontino: 10%
- Sampaio Corrêa: 9%
- Criciúma: 8%
Jogos na Arena marcam o 2º turno para o Grêmio
Além da chegada dos reforços e do maior entendimento do clube sobre a competição, a direção gremista aposta no fator local para confirmar o acesso e até mesmo o título. Isso porque os duelos mais importantes, ou seja, contra seus adversários diretos, serão dentro de casa.
Outro ponto que coloca a campanha como mandante com ainda mais importância é pelo desempenho na primeira parte do campeonato. Com 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota, o tricolor tem média de 2.38 pontos conquistados por jogo em casa, sendo o 2º melhor neste quesito.