O Grêmio deu mais um importante passo para se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Fora de casa, o tricolor bateu o Criciúma por 1×0, com gol de Miguel Monsalve, e chegou aos 27 pontos, subindo para a 13ª posição da tabela da competição. Com os resultados paralelos, a diferença para o Vitória, primeiro time dentro do Z-4, subiu para 5 pontos.
Veja também: Renato define prioridade do Grêmio no Brasileirão
Mais do que a tranquilidade momentânea, o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi está conseguindo evoluir de forma significativa a sua pontuação neste início de returno do campeonato. São 4 vitórias e apenas 1 derrota nos 5 primeiros jogos do 2º turno, o que foi suficiente para a equipe deixar o Z-4 e entrar na zona intermediária da tabela.
Os números do Grêmio no 2º turno do Brasileirão
Tal pontuação recente coloca o tricolor como a segunda melhor campanha do returno, atrás apenas do Fortaleza, que atingiu a primeira posição nesta rodada. O Grêmio obteve 12 dos 15 pontos possíveis, o que configura aproveitamento de 80%.
Confira outros números, levantados pelo Sofascore:
- 5 jogos;
- 4 vitórias, 1 empate e 0 derrotas;
- 80% de aproveitamento;
- 7 gols marcados (média de 1.4 gol por jogo);
- 3 gols sofridos (média de 0,60 gol por jogo);
- 3 jogos sem sofrer gols;
- Média de 42% de posse de bola
Esta recuperação era considerada essencial pelo clube após o desempenho muito ruim no primeiro turno do campeonato. Foram 10 derrotas nas 15 primeiras rodadas, o que mudou a perspectiva em relação ao início da temporada. No orçamento do clube, por exemplo, o planejamento é de chegar entre os seis primeiros da competição e garantir vaga na Libertadores de 2025.
O próximo compromisso do Grêmio no Brasileirão será diante do Atlético-MG. A partida acontecerá no próximo domingo (1), às 11h, na Arena do Grêmio. Por conta das reformas no estádio após as enchentes, teremos apenas 12,7 mil torcedores nas arquibancadas.