Após um início bastante negativo, o Grêmio virou a chave e vive momento extremamente positivo dentro do Campeonato Brasileiro. Com a vitória sobre o Criciúma por 1×0 fora de casa, o tricolor subiu para a 12ª posição da tabela e chegou aos 27 pontos conquistados em 22 partidas. Seu aproveitamento atual é de 40,9%.
Veja também: A agenda de jogos do Grêmio para o mês de setembro
Entretanto, esta pontuação ainda é bem abaixo da considerada ideal, principalmente para o novo objetivo estabelecido pelo clube: Conseguir uma vaga na Copa Libertadores da América de 2025. Para conseguir isso, precisa terminar o Brasileirão entre os 6 primeiros colocados.
O aproveitamento necessário para o Grêmio terminar o Brasileirão no G-6
O Grêmio ainda tem 16 jogos a fazer neste Brasileirão, ou seja, são 48 pontos possíveis. Levando em consideração a pontuação dos times nos últimos anos, o Grêmio precisará ao menos conseguir 56 pontos para terminar o Brasileirão na 6ª posição. Veja o desempenho desde 2019:
- 2023 – 62 pontos (RB Bragantino)
- 2022 – 58 pontos (Athletico)
- 2021 – 56 pontos (RB Bragantino)
- 2020 – 59 pontos (Grêmio)
- 2019 – 63 pontos (São Paulo)
Para atingir tal marca, o Grêmio ainda precisará fazer, no mínimo, 29 pontos. Considerando todos os pontos possíveis, seria necessário o tricolor ter um aproveitamento de 60,4% até o fim da competição.
Vale lembrar que o momento do time é bastante positivo. Dos últimos 21 pontos possíveis, o Grêmio conseguiu 16, o que possibilitou a saída da zona de rebaixamento e que o panorama se torne bastante otimista.
O próximo compromisso gremista no Brasileirão é diante do Atlético-MG, no próximo domingo (1), às 11h, na Arena do Grêmio. O tricolor voltará a jogar em seu estádio depois de quase cinco meses. Na ocasião, o time superou o Cuiabá por 1×0, com gol marcado por Cristaldo.