O clássico Grenal, disputado pela primeira vez em 1909, terá um momento histórico no próximo sábado (19). Pela primeira vez em 443 edições do confronto, um dinamarquês estará em campo: Martin Braithwaite, atacante do Grêmio. As informações são de Leonardo Bender, do site GZH.
Veja também: Grêmio avalia investida em zagueiro do Flamengo para reforçar a defesa em 2025
Contratado em julho deste ano, Braithwaite já acumula bons números pelo Tricolor e agora se prepara para disputar seu primeiro Gre-Nal.
Aos 33 anos, Braithwaite carrega experiência em grandes clássicos ao longo de sua carreira. O atacante já jogou grandes duelos nas ligas da Dinamarca, França, Inglaterra e Espanha. Confira abaixo o retrospecto do jogador em clássicos pelo mundo:
Dinamarca – Esbjerg FB x Aalborg BK
- 8 jogos: 2 vitórias, 4 empates, 1 derrota
- 2 gols marcados
Braithwaite iniciou sua trajetória no Esbjerg FB, enfrentando frequentemente o Aalborg BK, o maior rival da equipe, com destaque para dois gols em oito jogos.
França – Toulouse x Bordeaux
- 9 jogos pelo Toulouse e 1 pelo Bordeaux
- 5 vitórias, 4 derrotas, 1 empate
- 5 gols e 3 assistências
Na França, Braithwaite teve passagens pelas duas equipes que protagonizam esse clássico. Com nove jogos pelo Toulouse e um pelo Bordeaux, o dinamarquês deixou sua marca com cinco gols e três assistências.
Inglaterra – Middlesbrough x Sunderland
- 2 jogos: 2 vitórias
- 1 gol e 1 assistência
Na Championship, Braithwaite brilhou pelo Middlesbrough nos dois confrontos com o Sunderland, anotando um gol e uma assistência.
Espanha – Clássicos em Território Espanhol
- CD Leganés x Getafe: 3 jogos, 1 vitória e 2 derrotas
- Barcelona x Real Madrid: 3 jogos, 3 derrotas
- Barcelona x Espanyol: 1 jogo pelo Barcelona e 2 pelo Espanyol (1 vitória, 1 empate e 1 derrota)
Na Espanha, Braithwaite viveu intensamente as rivalidades. Foram três clássicos contra o Real Madrid pelo Barcelona, todos com derrotas. Ele também conheceu os dois lados do duelo entre Barça e Espanyol, sem registrar gols em nove clássicos espanhóis.
Primeiro Gre-Nal: Um Novo Capítulo na Carreira
Agora, a expectativa é que Braithwaite escreva um novo capítulo em sua carreira no clássico Gre-Nal. Além de ser o primeiro dinamarquês a disputar o confronto, ele buscará ajudar o Grêmio a se reabilitar no Brasileirão após a recente derrota para o Atlético-MG.
Veja também: Grêmio avalia investida em zagueiro do Flamengo para reforçar a defesa em 2025
Com experiência e versatilidade, Braithwaite já caiu nas graças da torcida gremista e promete dar tudo para conquistar seu espaço na história do clássico mais acirrado do futebol brasileiro.