Desde o dia 9 de dezembro, quando confirmou a saída do técnico Renato Portaluppi, o Grêmio iniciou uma grande reformulação dentro e fora de campo. Além de acertar a saída de alguns jogadores que estão em fim de contrato ou que estavam emprestados por outros clubes, o tricolor também anunciou trocas no Departamento de Futebol e na comissão técnica.
Os primeiros anúncios de chegada ao clube foram para os cargos de vice-presidente de futebol e diretor de futebol, que ficam a cargo de Alexandre Rossato e Guto Peixoto, respectivamente. Posteriormente, foi confirmada também a chegada de Rogério Dias, preparador físico que estava fora do Grêmio desde janeiro de 2020.
Por fim, o clube também acertou a contratação do novo técnico: O argentino Gustavo Quinteros, de 59 anos de idade. Com ele, chegam a Porto Alegre outros 3 profissionais, sendo 2 auxiliares técnicos e 1 preparador físico.
Grêmio ainda busca contratação de preparador de goleiros
Com todas estas contratações já realizadas, apenas o cargo de preparador de goleiros fica vago. Há cerca de 2 semanas, o clube buscou informações sobre Daniel Pavan, que trabalhou no Internacional e está livre no mercado. Entretanto, por conta do acordo avançado com Pedro Caixinha, o clube decidiu não apresentar uma proposta.
Com a chegada de Gustavo Quinteros, a direção gremista ainda não definiu se trará um profissional indicado pelo novo técnico ou se a contratação será feita somente sob os critérios do clube. Internamente, o objetivo é já ter um nome contratado para esta função até o dia 8 de janeiro, quando a pré-temporada terá início.
Dentro de campo, o Grêmio projeta a contratação de ao menos 5 jogadores com status de titularidade para a montagem do time em 2025. De acordo com o presidente Alberto Guerra, a verba disponível para compra de jogadores será de aproximadamente R$ 50 milhões em 2025.