Luis Suárez deve jogar neste domingo o seu último Gre-Nal pelo Grêmio, naquele que promete ser emocionante para torcedores e jogadores. O uruguaio, que se destacou nos dois últimos Gre-Nais, marcou um gol e deu uma assistência nas partidas anteriores.
Veja também: Grêmio e Inter terão resorts esportivos temáticos na Serra Gaúcha, com investimentos de R$ 1 bilhão
Mesmo sem balançar as redes no jogo pelo Gauchão, Suárez brilhou na partida pelo Brasileirão do primeiro turno, chamando atenção dos fãs e críticos do esporte. Ao longo dos 10 meses que esteve com o Imortal, ele registrou 20 gols e 12 assistências em 42 partidas.
Impacto de Suárez no Grêmio
A saída de Suárez, programada para 2024, é considerada uma perda insubstituível pelo técnico Renato Portaluppi:
“Quero que ele continue fazendo o que vem fazendo. Ele é insubstituível. Hoje, pelo que vemos no mercado, vai ser difícil, vamos sentir saudade. É um cara que passou, marcou não só no Grêmio, mas no Brasil todo”, declara Portaluppi.
A partida do Gre-Nal também será acompanhada com grande interesse no Uruguai pelos fãs e pela mídia, especialmente pela ausência de partidas de Peñarol e Nacional. Suárez reconheceu a intensidade da rivalidade do Grenal, expressando sua surpresa com a expectativa gerada até no Uruguai, semanas antes da partida.
“É uma rivalidade muito forte. Faltando duas semanas para o jogo as pessoas já falavam do Gre-Nal. Outro dia fui ao futebol do meu filho e um torcedor me falou “dia 8 tem o Gre-Nal”. Rivalidades são iguais em todos os lugares, há formas diferentes de se viver, mas aqui me surpreendeu um pouco isso”, comenta Suárez.
Os números demonstram que o uruguaio nunca está para brincadeira em clássicos. Sua carreira registra 549 gols em 925 partidas, uma média de 0,59 gol por jogo. Nos clássicos, essa média aumenta para 0,64 gol por partida. Pelo Grêmio, ele já marcou 20 gols em 42 jogos, mantendo a média de 0,47 gol a cada jogo.