A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou à UEFA para que a retomada dos jogos internacionais ocorram apenas na temporada de 2022. Em reunião realizada nesta terça-feira por vídeo-conferência, a entidade que administra o futebol europeu ouviu as instruções referentes a pandemia e a sugestão dada pela OMS caiu como uma bomba entre os dirigentes.
A medida sugerida pela OMS foi apresentada após dois epidemiologistas mostrarem estudos sobre os riscos de novas ondas de contágio na Europa no ano que vem. Não é descartado que a recomendação se estenda em breve para o continente sul-americano, já que os níveis de Covid-19 estão crescendo a cada semana.
Publicamente o Grêmio destaca que seguirá as recomendações governamentais, porém, salienta as dificuldades geradas pelo congelamento das competições.
“O retorno será protocolar, cheio de regras. Acho que no mês de maio poderemos retornar aos treinamentos, mas com protocolos bastante severos e rígidos até que possamos no final de maio ou início de junho voltar a jogar. Aqui há uma premissa para tudo isso: ninguém inventará a roda. O que importa é a saúde das pessoas. Ninguém aqui arriscará nada. Esses calendários e prazos serão ditados pelas consequências do vírus e pelas autoridades”, opinou o presidente Romildo Bolzan.
Embora as competições nacionais sigam sem datas para voltar, a Conmebol estima que a Copa Libertadores volte no mês que vem, mas quer que todos os países estejam em níveis reduzidos de contaminação por coronavírus.