Na atual tabela do Brasileirão, o Grêmio ocupa a terceira posição, apesar da recente derrota no Gre-Nal. O time se destaca por ter o melhor ataque ao lado do Botafogo, com 42 gols marcados até o momento.
Veja também: Grêmio ganha reforço contra o Athletico-PR após titular ser absolvido pelo STJD
Embora sofram com baixa posse e estejam entre os clubes que menos driblam, o Grêmio mantém forte presença ofensiva. Dos 42 gols marcados, 26 aconteceram na Arena do Grêmio, fazendo do tricolor o segundo melhor mandante, atrás apenas do Botafogo. Como visitantes, o Tricolor é o quarto, com 16 gols, superado apenas por Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro.
No contexto de dribles, com uma média de 9,9 por jogo, o Grêmio figura como o quarto time com menos movimentação deste tipo no campeonato. Tal dado surge apesar do pedido de Renato Portaluppi por atacantes dribladores no início da temporada, contudo, os reforços só chegaram na metade do período.
Destaque na baixa posse de bola
A quantidade de passes também não se destaca no Grêmio. Por jogo, possui, em média, 322 passes certos, posicionando-se como o sétimo time com menor número. Em posse de bola, ficam na sexta posição, com média percentual inferior a 50%.
Veja também: Após Luan e Galdino, titular também dispensa folga de Renato e volta antes aos trabalhos no Grêmio
Gabriel Corrêa, analista tático do Footure, aponta que o baixo índice de posse do Grêmio é reflexo de uma estratégia que cede a bola ao adversário após conseguir vantagem no placar.
João Pedro, Ferreira e Bitello (este já negociado) são os protagonistas de dribles no elenco do Grêmio no Brasileirão, com 1,4 por jogo. Vale destacar que Ferreira foi o líder neste quesito em 2021, apresentando média de 3 por partida.