Após três dias de folga, o elenco do Grêmio retomou as atividades nesta quinta-feira, visando a preparação para o retorno do Brasileirão após a Data FIFA. O time tricolor terá pouco mais de uma semana para se preparar para uma sequência difícil de jogos, semelhante àquela que o colocou na zona de rebaixamento no primeiro turno.
Veja também: 3 vezes melhor do mundo, craque do futsal revela que quase jogou no Grêmio
No primeiro turno, devido a enchentes no Rio Grande do Sul, o Grêmio teve que jogar em Curitiba contra o Bragantino. Naquela ocasião, o time sofreu quatro derrotas seguidas, entrando na zona de rebaixamento e chegando ao penúltimo lugar com os mesmos pontos do lanterna Fluminense. O tricolor tinha partidas atrasadas devido a uma tragédia climática.
No segundo turno, o Grêmio conseguiu sair da zona de rebaixamento após permanecer 11 rodadas. Agora, o time de Renato já está há seis rodadas longe do Z4, mas ainda bastante próximo. O time soma 2 pontos a mais que o 17º colocado.
Próximos jogos do Grêmio
– 15/9 – Bragantino x Grêmio
– 22/9 – Grêmio x Flamengo
– 25/9 – Grêmio x Criciúma (jogo atrasado da 5ª rodada)
– 28/9 – Botafogo x Grêmio
– 4/10 – Grêmio x Fortaleza
No último jogo, ao vencer parcialmente o Atlético-MG, o Grêmio esteve temporariamente em 9º lugar. No entanto, após sofrer uma virada, a equipe terminou a rodada em 15º lugar.
O Grêmio tem dois jogos atrasados, com um deles contra o Criciúma marcado para o dia 25. Esse confronto é crucial, uma vez que o Criciúma é um concorrente direto na parte de baixo da tabela, ocupando a 13ª colocação com 28 pontos. Já o Bragantino, próximo adversário, é o 11º colocado com 30 pontos.
Flamengo, Botafogo e Fortaleza estão no G-4, brigando pelo título, com o jogo contra o Botafogo sendo realizado em campo neutro. O Grêmio está fora das competições de copas, o que proporciona mais tempo para focar no Brasileirão.
Veja também: Arena do Grêmio deve estrear nova iluminação mais moderna contra o Flamengo
A Data FIFA ofereceu um período de folga ao elenco, e agora a equipe terá cinco jogos no espaço de 19 dias: de 15 de setembro à 4 de outubro. Após essa sequência haverá uma nova pausa para mais rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo.