Atual vice-campeão brasileiro, o Grêmio busca apresentar neste ano um desempenho igual ou melhor do que teve em 2023. E uma das principais contratações feitas foi a do atacante Cristian Pavón, de 28 anos. O jogador, que estava no Atlético-MG, aceitou o projeto do tricolor e chegou com status de titular absoluto para o time comandado pelo técnico Renato Portaluppi.
O Grêmio efetuou a compra do camisa 21 por aproximadamente 4 milhões de dólares (R$19,9 milhões na cotação da época) por 85% dos direitos econômicos do atleta. O Atlético-MG permaneceu com 15% visando uma futura venda. Esta quantia coloca Pavón como uma das maiores compras da história do clube.
Veja também: Dodi no Grêmio: Saiba o salário e os detalhes do contrato do jogador
Por conta do fluxo de caixa e da dificuldade de realizar grandes investimentos, o Grêmio acertou o pagamento do valor de compra de forma parcelada.
O salário de Pavón no Grêmio
Para seduzir ainda mais o jogador a desembarcar em Porto Alegre, o Grêmio ofereceu um salário que o coloca entre os maiores do elenco. Os vencimentos mensais do atacante são de aproximadamente R$750 mil, valor inferior apenas aos salários do técnico Renato Portaluppi e do centroavante JP Galvão.
Outro ponto favorável para o desfecho positivo da negociação foi o projeto de longo prazo para o jogador. As partes chegaram a um acordo por um vínculo de praticamente 3 anos, ou seja, até dezembro de 2026.
Em quase 5 meses de clube, Pavón já ajudou o Grêmio a conquistar o Campeonato Gaúcho de 2024. Além de Pavón, o Grêmio já acertou a chegada de outras 10 contratações: Marchesín, Rafael Cabral, Mayk, Jemerson, Rodrigo Caio, Du Queiroz, Dodi, Edenilson, Soteldo e Diego Costa.