Fora da Copa Libertadores, o Grêmio trabalha agora no planejamento do clube para a próxima temporada.
O primeiro passo a ser dado é a renovação de contrato com o técnico Renato Portaluppi. Uma reunião nesta quinta-feira (08) deve acontecer e a tendência é de que o treinador permaneça em Porto Alegre para 2019.
Dado o primeiro passo, a direção gremista deve sentar com o treinador para discutir o plantel de jogadores e a montagem de duas listas: dispensas e chegadas.
Jael, Douglas e Léo Moura são os mais cotados para deixar o Grêmio ao fim deste ano.
O centroavante Jael tem propostas do oriente médio e também de clubes japoneses. Sua temporada foi razoável, mas nada que justifique uma renovação de contrato, já que seu vínculo se encerra no próximo dia 31 de dezembro.
Pouco utilizado e voltando de longa lesão, Douglas também deve deixar o Grêmio. O meio-campista tem um salário acima da média do elenco de jogadores e ficou de fora até mesmo do time reserva em alguns jogos na reta final da temporada.
Com interesse do Flamengo, Léo Moura foi titular durante todo o ano, mas perdeu posição para o jovem Leonardo Gomes nas últimas partidas por conta da idade avançada (40 anos).
O Grêmio, cabe destacar, ainda tem um objetivo em aberto nesta temporada: a classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores.