Após uma temporada de 2023 de destaque, culminando com o segundo lugar no Campeonato Brasileiro, o Grêmio volta suas atenções para um aspecto importante que necessita de aprimoramento neste ano: o sistema defensivo.
Veja também: Grêmio pode ter reforço da Seleção Olímpica para jogo contra o Ypiranga
Em entrevista à Rádio Gaúcha, o volante Pepê destacou a necessidade de melhorias defensivas, apesar do perfil ofensivo da equipe.
“Acho que a gente é uma equipe muito ofensiva. Normalmente, uma equipe que é bastante ofensiva, que faz muitos gols, muitas vezes ela toma gols. É lógico que a gente precisa melhorar essa parte. Desde o ano passado, a gente sabe que precisa melhorar. E esse ano, com certeza, a gente quer isso”, explicou Pepê.
“A gente é uma equipe que ataca muito. A gente sempre quer pressionar, criar bastante chances. Às vezes, a gente sofre um pouco atrás com isso. Tem um ano todo para a gente melhorar. A gente sabe dessa cobrança, e o Renato tem pensado nisso. Tem passado as informações, as estratégias que ele pensa. De fato, esse ano a gente vai melhorar, sim”, acrescentou o volante.
Grêmio melhorou os números da defesa em 2024
A temporada de 2024 começou com sinais promissores para o Grêmio, principalmente no que diz respeito ao seu desempenho defensivo. A equipe conseguiu não soferer gols em quatro jogos consecutivos, um feito que, embora interrompido no último jogo contra o São Luiz de Ijuí, destaca a eficácia das medidas adotadas para fortalecer a defesa.
Veja também: Grêmio: Besozzi de saída? Jhonata Robert fora e Suárez em baixa nos EUA
Neste início de temporada, o Grêmio já disputou sete jogos, nos quais marcou 11 gols e sofreu apenas 4, resultando em uma média de 0,57 gols sofridos por partida. Esse número representa uma melhoria significativa em comparação com o ano anterior, quando o Tricolor sofreu 73 gols em 64 jogos, mantendo uma média de 1,14 gols por jogo.