O volante Ronald, do Grêmio, está sendo observado pela Federação Polonesa de Futebol e pode ser convocado para a seleção do país ainda nesta temporada, segundo informações que circulam na imprensa polonesa nesta segunda-feira.
Ronald, de 21 anos, é natural de Santo Antônio da Patrulha e ingressou nas categorias de base do Grêmio na temporada de 2016, aos 12 anos. O meio-campista, de sobrenome Falkoski, tem ascendência polonesa e precisaria passar por um processo de naturalização para atuar pelo país.
Ronald foi consultado pela Polônia e se animou com a possibilidade de jogar a Copa do Mundo
De acordo com a imprensa local, Ronald foi contatado por dirigentes da federação polonesa e sinalizou de maneira positiva quanto à possibilidade de defender as cores do país, que, em 2025, dará início à disputa das Eliminatórias da Europa para a Copa.
O volante gremista se mostrou empolgado com as sondagens da Polônia e acredita que poderá disputar a Copa do Mundo de 2026, a ser realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, caso vá bem nas convocações. A Seleção Polonesa é comandada pelo técnico Michal Probierz e conta com o centroavante Robert Lewandowski, astro do Barcelona, como seu principal jogador.
Ronald tem passagens pelas seleções de base do Brasil, tendo disputado, durante a temporada de 2023, os Jogos Pan-Americanos, o Mundial Sub-20 e o Sul-Americano. No Grêmio, o meio-campista foi pouco utilizado em 2024, tendo entrado em campo somente em 14 partidas, apenas duas como titular.