O primeiro contato com o técnico Renato Portaluppi no Grêmio não foi como o esperado por Luis Suárez, que, em documentário publicado pelo clube, revelou ter ficado com um pé atrás em relação ao treinador.
- 📰 Confira as últimas notícias do Grêmio hoje
Bem-humorado, Suárez relembrou que, no seu primeiro dia de treinamentos no CT Luiz Carvalho, chegou atrasado e se juntou à roda de jogadores que conversavam com Renato. O ex-técnico gremista não lhe deu muita atenção, apenas o cumprimentou e seguiu no assunto com os atletas. Ali, o centroavante uruguaio revela que pensou que teria problemas de convivência com Renato no Grêmio.
“Na primeira vez que chego no Grêmio para treinar, cheguei tarde porque tinha que fazer várias coisas. Era meu primeiro treinamento. Eu chego no campo e vejo que estão todos lá, os jogadores sentados e o treinador ali, parado. Eu cheguei: ‘Desculpa, boa tarde’. Ele (Renato) disse: ‘Boa tarde’ e continuou falando. E eu (pensei): ‘Ui, que complicado esse treinador’. E ele não me falou mais nada. Disse que estava vindo um novo jogador e continuou falando”, contou Suárez, antes de completar:
“Pensei: ‘Será difícil a convivência aqui’. Daí terminaram as atividades, eu fiz uma parte e terminei de treinar. Então vejo ele ali, parado, sozinho. Fui conversar: ‘Queria me apresentar, agradecer a confiança de me querer aqui’. Disse (para Renato) que ficasse tranquilo, porque estava vindo para jogar, ajudar a equipe, somar e assumir a responsabilidade como todos. Ele disse: ‘Fique tranquilo, sei como você é e te agradeço’. E fui embora”, relembrou Luisito.
Elogios de Suárez a Renato
No final das contas, Suárez revela que teve ótima relação com Renato no Grêmio, elogiando o treinador pela gestão do grupo e por lhe ajudar a entender o funcionamento do futebol brasileiro.
“Bom, fiquei tranquilo e segui adiante. Mas depois, no dia a dia, você vai conhecendo. Já ia cumprimentá-lo, fazendo mais brincadeiras e tudo mais. Ter um treinador assim, que fecha o grupo, que te ensina coisas, que te dá as ferramentas para entender como é o futebol brasileiro… Me ajudou muito”, disse Suárez.
Sob o comando de Renato, Luis Suárez disputou 54 partidas pelo Grêmio, balançando as redes em 29 oportunidades e contribuindo com 17 assistências.