Promessa das categorias de base do Grêmio, o meia João Marcos, de 17 anos, acertou sua transferência ao Flamengo. O atleta chega ao Mengão com contrato definitivo válido até o final de janeiro de 2024 e multa rescisória fixada em 50 milhões de euros para o mercado externo.
+ Grêmio: Derrota na Série B, desfalque de peso e torcida na bronca
Natural de Várzea Grande-MT, o meia estava no tricolor desde os 14 anos. Mesmo sendo considerado como uma das promessas da base gremista, João Marcos teve sua saída do clube idealizada por parte da direção do próprio Grêmio.
Conforme apurado pela reportagem, a ideia das partes era de proporcionar novos ares ao jogador, tendo em vista que João Marcos estava perdendo espaço na categoria em que estava compondo. A transferência ao Flamengo, inclusive, é analisada como sendo benéfica para todos os envolvidos no negócio, incluindo o Grêmio, que permaneceu com 30% dos direitos do atleta.
Antes de acertar com o Mengão, João Marcos também chegou a despertar o interesse do Cruzeiro, entretanto, por uma questão de vencimentos e, principalmente, de desejo do atleta, acabou sendo priorizada a ida ao clube carioca.
Caracterizado como um jogador de boa técnica e organizador de meio-campo, com grande capacidade de finalização e extrema qualidade nas cobranças de bola parada, João Marcos irá compor a categoria sub-17 no Flamengo.
Inicialmente, visando se adaptar ao novo clube, é esperado que o meia atue no Campeonato Carioca sub-17, torneio que é disputado pela categoria sub-16 do Mengão.